quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Mercado de flores

As exportações brasileiras de floricultura somarão cerca de US$ 39 milhões em 2008 e serão 10% maiores do que US$ 35,3 milhões obtidos em 2007, além de representar um crescimento de 81% em comparação às vendas de 2005, quando o Brasil exportou US$ 7,5 milhões. No ano passado, as mudas de flores corresponderam a 42% das exportações, seguidas por bulbos (40%), flores frescas (10,5%) e outros itens (7,5%). (Fonte: http://netmarinha.uol.com.br )
A primavera é a estação do ano em que as vendas do setor da floricultura encontram-se mais aquecidas. A beleza dos jardins e a composição de cores estimula a busca por flores em vasos e flores de corte para compor arranjos dentro de casa.

Antes de adquirir as plantas é importante que cuidados básicos sejam tomados:
- Certifique-se que a planta não apresenta manchas, insetos, ovos, necroses e textura amolecida.
- Para desfrutar por mais tempo das flores é interessante comprá-las ainda em fase de botão, caso contrário você não saberá a quanto tempo ela já está florida.
- Informe-se sobre as características específicas exigidas por cada espécie, tais como iluminação, irrigação, dentre outros.

Dica: As feiras livres podem ser uma ótima opção para adquirir flores frescas e por um preço mais acessível.

Este vídeo mostra algumas opções de flores e suas características, inspire-se e permita a imaginação trabalhar. Lembre-se que as flores também representam ótimas opções de presente. Com sua diversidade de porte, cores, texturas e formas conseguem agradar a todos os gostos.




Para quem quiser se aventurar e montar alguns arranjos é possível conferir aqui alguns modelos.

2 comentários:

Zica Cabral disse...

muito interessante o seu blog e super util para mim. Tenho um jardim enorme mas por motivos de saude agora não posso cuidar dele como antigamente. Tenho um jardineiro mas faz só o essencial, corta a relva apara os arbustos poda as arvores e remove o lixo. Mas o resto faço eu quando posso.
Aquele meio barril está diferente agora mas está igualmente bonito. A cada estação eu tento mudar a decoração porque s plantas são sazonais, so duram mesmo uma época. No caso da hera tive mesmo que a tirar porque invadiu completamente o espaço e estava a matar as outras plantas. Transplantei-a para outro sitio com mais largueza para que crescesse e trepasse sem danificar nada à sua volta.
Não sei se já foi visitar os meus outros blogs mas se for ao palavras vai ver uma noticia da homenagem que fizeram ao meu Pai por ocasião do centenaruio do seu nascimento.
É que o meu Pai foi o primeiro Arquitecto Paisagista portugues
Um abraço
Zica

Zica Cabral disse...

obrigado pelo seu comentário Rafael. Não, eu não segui as pisadas do meu Pai e hoje lamento não o ter ouvido com mais atenção. Mesmo assim , para quem nem sequer tinha um jardim em Portugal ainda prendi muito com ele. Eu sou musica e antropologa mas,sempre gostei da terra e de a trabalhar. De fazer crescer coisas, plantas vegetais, animais e crianças e desde que vim viver para Inglaterra, embora já não tenha crianças (já sou velha pra isso ah ah ah ) tenho um jardim grande e tb tenho animais. Se fôr aos blogs tenho lá as fotos da minha gatinha e das minhas coelhas. Tb já tive galinhas mas as raposas mataram-nas todas. Aqui há bastantes. E tb há fauna selvagem que se passeia livremente pelos jardins , pelas ruas e estradas. Faisões, perdizes, coelhos bravos, texugos, raposas, esquilos e uma enorme variedade de passarinhos que vêm comer aos jardins.
Tb há aves de rapina, águias e falcões que eu já vi mas nunca consegui fotografar. Um dia ainda os apanho com a minha objectiva.
Um abraço
Zica