terça-feira, 11 de novembro de 2008

Paisagismo - Gramado


O gramado é um ótimo elemento decorativo na composição do jardim. a função de sobressaltar as cores das outras plantas com seu verde homogêneo. Sem a função unificadora do gramado os elementos do jardim (árvores, flores e cercas) ficam em muitos casos desagregados e não formam a tão bela composição esperada.
O local que será inserido o gramado deve ser livre de pedras, buracos e restos de obras, a fim de manter a uniformidade da grama. Após a fixação do gramado, para que o mesmo se mantenha vigoroso e com o tamanho controlado é muito importante que sejam realizadas podas quinzenais ou mensais. Essa constância garante que a luz solar atinja desde as porções superficiais das folhas até as mais internas, garantindo que a grama esteja constantemente verde. No caso de adotar maiores períodos geralmente após as podas o gramado torna-se com aparência completamente seca, porém se recupera em alguns dias.
Uma dica para aqueles que querem um belo gramado mas estão sem dinheiro:
Comprar poucos metros quadrados de tapete de grama e manualmente fragmentá-los. Desta forma produz várias mudas que podem ser plantadas e em alguns meses o gramado estará formado. Algumas empresas especializadas já comercializam mudas de grama para ser utilizada com tal finalidade.

Quem está disposto a gastar com a implementação do gramado e pretende não adotar os cuidados com a manutenção (irrigação, poda e adubação) pode optar pelos tapetes sintéticos. Algumas empresas já disponibilizam o material com alta qualidade e que também auxiliam para um visual deslumbrante.
Fonte: Jardinagem prática- Aldo Pereira
Técnicas de jardinagem- Enio Pippi da Motta

Nenhum comentário: