sábado, 15 de novembro de 2008

Jardins externos






Pessoas que moram em casas e não precisam economizar espaço podem abusar da implantação de jardins externos, que são maravilhosos para criar ambientes de fuga, relaxamento, meditação e decoração. Os jardins podem apresentar diversas formas e modelos desde a homogeneidade do gramado até uma composição heterogenia com árvores, flores, arbustos, cercas-vivas, dentre outros elementos decorativos de jardins. A implantação deve ser bem cuidadosa e quando possível com a contratação de profissionais especializados.

Conheça os principais estilos de jardim e decida em qual você mais se identifica.

Formal - herança do jardim italiano e francês, este estilo é mais organizado, comportado e apresenta maior equilíbrio.

Selvagem - desarrumado propositalmente, este tipo, influência dos jardins ingleses, privilegia a natureza e a descontração, formando grandes moitas salpicadas de flores.

Rochoso - específico de climas quentes e agrestes, este jardim usa e abusa das múltiplas composições de pedras.

Japonês - este jardim ganha um significado muito especial, ditado pela filosofia do povo japonês. Cada espécie é muito valorizada, e os recantos criados levam quase sempre as pessoas à meditação.

Tropical - toda a exuberância da flora das regiões tropicais está presente neste estilo, que utiliza predominantemente espécies nativas e traduz-se num jardim de desenho.

Ecológico - bastante atual, este tipo segue uma tendência que surgiu na Alemanha. É um jardim que busca a interação da planta ao mundo do homem.

Árabe - voltado para dentro, este jardim apresenta fontes e grandes pátios internos. Este tipo de jardim também é muito encontrado na Espanha, que sofreu grande influência árabe.

Clean - visualmente mais limpo, o estilo utiliza poucas espécies, mas de boa qualidade. Acompanha a tendência atual de construções com linhas retas.

A características dos estilos de jardins foram extraídas do site do paisagismobrasil.

Aquelas pessoas que gostam de botar a mão na massa e se envolver em cada etapa da criação dos jardins, colocando um toque personalizado, construindo em seu modelo sua própria identidade deve estar atentas a:

1. A disposição das plantas, para evitar o sombreamento ou a exposição excessiva à luz;
2. Prever como ficarão as plantas quando maiores;
3. Realizar adubações regulares para garantir a qualidade do solo;
4. Nunca esquecer a irrigação.

Para o paisagismo ser bem sucedido é importante analisar o estilo das construções no ambiente que será inserido. Isso é essencial para manter a harmonia local. No entanto, de nada adianta essa preocupação se as espécies não forem adaptadas às condições a que estarão expostas no jardim.

Um comentário:

jeniffer disse...

Olá, Parabéns pelos artigos, eles tornaram o Blog excelente!!!
Somos da Gramas Pardim uma empresa que produz, comercializa e aplica Grama Natural de altíssima qualidade nos mais diversos segmentos e regiões do Brasil.
Visite nosso site e confira os Tipos de Grama que trabalhamos:
Grama Esmeralda
Grama Bermudas
Grama São Carlos
Grama Batatais
Grama Santo Agostinho
Grama Coreana

Fornecemos para todo o Brasil, solicite-nos um orçamento para sua cidade e obtenha o melhor Preço de Grama do mercado, entre tantos municípios distribuímos:
Grama em São Paulo SP
Grama em Campinas SP
Grama em Guarulhos SP
Grama em Ribeirão Preto SP
Grama em Belo Horizonte MG
Grama em Rio de Janeiro RJ
Confira !!!