sábado, 15 de novembro de 2008

Jardins externos






Pessoas que moram em casas e não precisam economizar espaço podem abusar da implantação de jardins externos, que são maravilhosos para criar ambientes de fuga, relaxamento, meditação e decoração. Os jardins podem apresentar diversas formas e modelos desde a homogeneidade do gramado até uma composição heterogenia com árvores, flores, arbustos, cercas-vivas, dentre outros elementos decorativos de jardins. A implantação deve ser bem cuidadosa e quando possível com a contratação de profissionais especializados.

Conheça os principais estilos de jardim e decida em qual você mais se identifica.

Formal - herança do jardim italiano e francês, este estilo é mais organizado, comportado e apresenta maior equilíbrio.

Selvagem - desarrumado propositalmente, este tipo, influência dos jardins ingleses, privilegia a natureza e a descontração, formando grandes moitas salpicadas de flores.

Rochoso - específico de climas quentes e agrestes, este jardim usa e abusa das múltiplas composições de pedras.

Japonês - este jardim ganha um significado muito especial, ditado pela filosofia do povo japonês. Cada espécie é muito valorizada, e os recantos criados levam quase sempre as pessoas à meditação.

Tropical - toda a exuberância da flora das regiões tropicais está presente neste estilo, que utiliza predominantemente espécies nativas e traduz-se num jardim de desenho.

Ecológico - bastante atual, este tipo segue uma tendência que surgiu na Alemanha. É um jardim que busca a interação da planta ao mundo do homem.

Árabe - voltado para dentro, este jardim apresenta fontes e grandes pátios internos. Este tipo de jardim também é muito encontrado na Espanha, que sofreu grande influência árabe.

Clean - visualmente mais limpo, o estilo utiliza poucas espécies, mas de boa qualidade. Acompanha a tendência atual de construções com linhas retas.

A características dos estilos de jardins foram extraídas do site do paisagismobrasil.

Aquelas pessoas que gostam de botar a mão na massa e se envolver em cada etapa da criação dos jardins, colocando um toque personalizado, construindo em seu modelo sua própria identidade deve estar atentas a:

1. A disposição das plantas, para evitar o sombreamento ou a exposição excessiva à luz;
2. Prever como ficarão as plantas quando maiores;
3. Realizar adubações regulares para garantir a qualidade do solo;
4. Nunca esquecer a irrigação.

Para o paisagismo ser bem sucedido é importante analisar o estilo das construções no ambiente que será inserido. Isso é essencial para manter a harmonia local. No entanto, de nada adianta essa preocupação se as espécies não forem adaptadas às condições a que estarão expostas no jardim.

Nenhum comentário: