sábado, 15 de novembro de 2008

Cultivo de anturio



Para um cultivo de sucesso precisamos estar atentos as características de nossas plantas. Com que espécie estamos lidando? Em quais ambientes são encontradas na natureza? Em qual estrato da floresta ela se instala? A partir daí é possível melhorar o nosso cultivo, com a tentativa de imitarmos a natureza, ou seja, a partir do levantamento das características da espécie, garantir sombra, calor e umidade necessária para o desenvolvimento.

Os antúrios são plantas de regiões tropicais, podem ser terrestres ou epífitas. Localizam-se no sub-bosque das florestas quando em ambiente natural, portanto, necessitam de umidade constante e boa luminosidade (principalmente sol da manhã), porém, sem incidência direta dos raios de sol.

Outro fator importante para a manutenção do antúrio sadio e com as florações normais é a adubação:

- Esterco de gado curtido: deixe de molho, por uns 8 ou 10 dias, cerca de 1 kg de esterco de gado, bem curtido, em 10 litros de água. Na hora de utilizar, mexa bem e regue com essa calda os antúrios.
- Adubo NPK 10:10:10 é utilizado para o crescimento vegetativo
- Adubo NPK 04:14:08 é indicado para desenvolvimento de estrutura reprodutiva (flores)

Importante: se o seu antúrio for uma espécie nativa de regiões montanhosas, a floração à nível do mar provavelmente não ocorrerá. Isso também é muito comum com as orquídeas, muitos produtores cultivam as espécies em locais de grande altitude e distribuem para o mercado de várias outras regiões.



4 comentários:

buedamau disse...

os meus, além dessas coisas todas, também gostam muito que eu faça uma limpeza regular de folhas secas ou estragadas! parece que ganham novo vigor...
fica bem

Rafael Zanotti disse...

Essa dica também é bem válida. Mantendo-as livres de poeira facilitamos a entrada de luz e consequentemente aumenta a produção fotossintética.

Obrigado pela contribuição.

leda disse...

gostaria de saber se há necessidade de se colocar calcário dolomítico na terra para se plantar antúrios ou se o solo deve ser ácido.

Rafael Zanotti disse...

O antúrio om geral tem o melhor desenvolvimento em solos mais básicos. Dessa forma seria interessante o uso do calcário para elevar o pH do solo.


Att.

mais dúvidas é só entrar em contato