domingo, 26 de outubro de 2008

PRAGAS: Cochonilha

Uma das pragas mais comuns nos jardins e plantas de interior é conhecida como cochonilha, inseto que possui como parentes próximos as cigarras, cigarrinhas e pulgões. A infestação caracteriza-se por pontos brancos e aveludados ou escuros e lisos. Essa praga é fitófaga, ou seja, alimenta-se de substâncias nutritivas produzidas pela planta e pode estar localizada em folhas, caule e raiz. Com isso, os sintomas apresentados são necrose(machas escuras), folhas murchas, reduzido desenvolvimento da planta podendo levar a morte quando não controlado. Algumas espécies de cochonilhas apresentam uma camada de cera ao redor do corpo, impedindo a ação de certos inseticidas convencionais. O segredo para o combate dessa praga é ultrapassar a camada de cera que reveste o corpo, isso é possível utilizando substâncias lipossolúveis como óleo mineral, detergente ou sabão neutro.

MÉTODOS DE COMBATER A INFESTAÇÃO:
1) Passar algodão embebido com óleo mineral (encontrado em casas agropecuárias e farmácias) por toda a superfície infestada da planta.
2) Borrifar ou passar algodão com solução de água com detergente ou sabão neutro sobre as cochonilhas. Após 2 horas, borrifar ou passar com algodão solução de fumo de rolo peneirado (1 colher de chá de fumo imerso em 1 litro de água por 24 horas). O fumo de rolo pode ser encontrado em casas agropecuárias ou lojas de plantas medicinais.
3) Borrifar ou passar com algodão óleo de neem 2ml/L de água. O produto é encontrado em floriculturas e casas agrícolas.

Os tratamentos devem ser utilizados 1 vez por semana até o fim da infestação.


Um comentário:

Berthil disse...

Opa. Parabéns pelo blog. Muito bom!!! Vou usar essa dica pra acabar com a cochonilha aqui da varanda.

Um abraço

Berthil