quarta-feira, 27 de maio de 2009

Propagação vegetal

As plantas podem ser propagadas de duas formas, sexuada ou assexuadamente.

A reprodução sexuada consiste basicamente em plantar as sementes em algum substrato. Para isso é imprescindível conhecer um pouco das características da semente, para garantir que esteja maduras e viáveis.

Já a reprodução assexuada pode ser realizada de diversas maneiras, o método escolhido dependerá das características da planta de interesse. Alguns tipos de métodos:

- Estacas: É um método bastante utilizado devido a vantagem de acelerar o desenvolvimento da muda. Retiram-se pedaços de caules ou folhas e os enterram no substrato e assim que as raízes se desenvolverem estará formada a muda. Existem alguns métodos para acelerar a formação de raízes, através da aplicação de hormônios comerciais ou, naturalmente, através da trituração das “batatinhas” da tiririca. É indicado que as estacas de caule sejam cortadas de forma oblíqua e que as folhas inferiores sejam retiradas e as superiores sejam cortadas ao meio para evitar a perda excessiva de água.

- Mergulhia:É um método simples, que consiste em curvar um galho até a superfície do solo, deixando preso na planta mãe. Após o enraizamento basta separar a planta filha.

- Rebentos: Consistem na separação de plantas filhas da touceira principal.

Fontes: Técnicas de jardinagem (Autor: Enio Pippi da Motta)

Nenhum comentário: